terça-feira, 1 de outubro de 2013

Situação de Aprendizagem


Situação de Aprendizagem
Eixo temático: Ser humano e saúde
Duração: 8 aulas
Público Alvo: 6ª série/ 7º ano - 4º Bimestre
Conteúdo: Verminoses e alimentos
Objetivo: Reconhecer a importância da higiene pessoal, alimentar e a procedência dos alimentos na prevenção das verminoses.
Habilidades:
- Reconhecer a saúde como um bem estar físico, mental e social;
            - Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados na forma de tabelas e gráficos simples;
             - Reconhecer os ciclos de transmissão das verminoses mais comuns (esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase, ancilostomose, filariose e bicho – geográfico).
Competências: Grupo I – observar
                         Grupo II – realizar
                         Grupo III – compreender
Sondagem: Levantar o conhecimento do aluno quanto as verminoses existentes e reconhecidas por eles por meio de questionário e roda de conversa.
Questões: 1 – Você sabe o que é um parasita?
2 - Você já teve alguma doença causada por parasita? Qual?
3 – Se teve o parasita, como você acha que contraiu?
4 – Se você não teve nenhum tipo de doença causada por parasita, como você acha que pode contrair?
5 – Você acha importante a higiene no combate as verminoses? Por quê?
Problematização: Os hábitos de higiene e o consumo de alimentos sem procedência estão relacionados às verminoses?
Contextualização: Será trabalhado assuntos relacionados a higiene pessoal e coletiva, manipulação e procedência de alimentos, a importância do saneamento básico no combate as verminoses e os ciclos de transmissão das principais verminoses.
Aprendizagem significativa e evolução conceitual: Leitura de textos diversificados relacionados ao conteúdo abordado em livros didáticos e paradidáticos.
                                                                                
                                                 http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/Teniase.php
Estratégia:
 - Pesquisa em livros didáticos, paradidáticos e internet.
- Trabalho de campo: 1 – entrevista com familiares ou vizinhos
                                   2 – investigação do saneamento básico da comunidade (através de fotos).
Sistematização do conhecimento: - construção de tabelas e gráficos;
 - soluções para os problemas levantados;
 - mudanças de atitude de higiene;
- uso adequado do saneamento básico;
 - consumo consciente de alimentos com procedência;
 - exame de rotina (fezes).
Avaliação:
- participação coletiva, grupo e individual;
- confeccionar um painel ou folder;
- apresentação dos trabalhos realizados.
Recuperação: Retomada do conteúdo por meio de textos e documentários.
Produção textual visando a importância da higiene e do saneamento básico no combate a verminose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário